segunda-feira, 18 de julho de 2011

Regressiva

Bem este post é só para dizer que este espaço continua ativo. Domingo que vem faço minha primeira maratona. E, sinceramente, os treinos e algumas outros probleminhas pessoais têm me deixado com pouco tempo para atualizar o blog. Tudo bem, também sou um péssimo blogueiro. Aliás, nem o twitter consigo manter muito bem. De qualquer forma, a ideia aqui é deixar minhas impressões sobre essa semana que falta.
Estou bastante ansioso e um pouco inseguro sobre minha performance. Fiz os treinos bem, mas, mesmo assim, não tenho muita certeza sobre o resultado. A diferença entre a maratona e outras provas - para mim, até agora - é que você não faz a distância toda nos treinos. Então fica sempre um dúvida sobre como será o seu desempenho quando chegar a hora da verdade. Espero concluir a prova em menos de 4 horas e gostaria muito chegar com 3h30. Mas "chegar" é realmente o mais importante dessa vez.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Rumo à Maratona!!

Pro alto e avante!!
Tudo bem... Estive ausente por bastante tempo e... desculpas - muito sinceras. De qualquer forma, estou de volta, e isso é o que importa.
Bem nesse tempo todo de ausência fiz minha primeira meia (Meia Maratona de Brasília). Foi espetacular. A prova foi no eixão e, quem conhece Brasília sabe, a paisagem é extremamente monótona. Mesmo assim, para mim, a corrida foi muito legal. Talvez seja o fato de ser a primeira né?! Bem completei a prova em 1h50m05s. Sinceramente, achei um ótimo tempo. Cheguei inteiro e me sentindo forte. Foi realmente um dia marcante!!!
Logo que a prova terminou, começamos (eu e outros dois amigos que correram também [e chegaram depois de mim, rsrs]) a pensar na Volta do Lago. É uma prova de revezamento com 100 km. Montaríamos uma equipe e correríamos cerca de 20 a 25 km cada. Não deu certo. Na verdade, o capitão natural da equipe descobriu que está com hipertireoidismo e teve de se afastar por um tempo.
Mas até isso acontecer, eu já tinha começado a fazer uma planilha (que pretendo postar em breve) de preparação para minha primeira maratona. Com umas duas semanas de treino, descobri que poderia correr a 4ª Maratona Brasilia PRF, dia 24 de julho.
Continuei o treinamento para ver como reagiria. Logo em seguida, no entanto, recebi um email avisando sobre a abertura das inscrições. Tenho de admitir que levei uns dois dias para fazer a inscrição via internet e outros dois para pagar o boleto.
Fazia muito tempo que não me sentia tão inseguro com uma corrida. Sei lá, a perspectiva de 42 km, ou cerca de 4 horas correndo, é bastante assustadora para mim. Não sei como outras pessoas reagem a isso, mas, no meu caso, foi aterrador.
Bem, o medo passou e já estou na quarta semana de treinos me sentindo muito bem. Ainda não tenho a confiança de que completarei bem a prova, mas acho que isso virá conforme os treinos progridam. As sessões de corrida são muito mais demandantes agora. Ainda corro três vezes por semana. Quanto a outros treinos, tenho feito quatro dias de musculação e dois de pilates. Tenho tentado também manter o peso, o que tem se tornado cada vez mais difícil.
Apesar de tudo, estou planejando terminar a minha primeira maratona abaixo de 4 horas. No entanto, estou programando conseguir uma marca muito melhor já no ano que vem. Gostaria de conseguir "índice" para Boston, o que significaria, no meu caso, um tempo abaixo de 3h10. É um sonho....
Por enquanto, terminar a maratona em julho já será muito legal.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vem aí a Meia Maratona de Brasília! Veja planilha.

Muito bem!!! Após a épica participação na São Silvestre, é hora de retomar a rotina de treinos. A ideia é participar da Meia Maratona de Brasília, no dia 10 de abril. Para variar, consegui uma planilha base na Runner´s World Brasil e fiz algumas adaptações para contemplar algumas especificidades. A tabela original tinha 16 semanas de treino. Obviamente, tive que a reduzir a 13 semanas para que coubesse no calendário. A primeira semana, portanto, já começou.
Algumas observações importantes. Nos dois últimos meses do ano passado, festejos, eventos e encontros familiares dificultaram em muito os treinamentos. Resultado: só consegui fazer os treinos de corrida e, mesmo assim, nem sempre cumpria a semana. Isso (na minha opinião) resultou na volta da dor no joelho. Portanto, dessa vez estou tentando manter todas as atividades.
Pode ser que isso sirva de conselho para alguém, por isso, vou colocar aqui também esse “parênteses”. No meu caso específico, a dor parece ser mesmo Síndrome da Banda (ou Trato) Iliotibial, e o que resolve o meu problema é alongamento.
Vocês notarão que na segunda-feira e quarta-feira coloquei musculação junto com os treinos de corrida. Esse é um teste que estou fazendo. No meu caso, malho APÓS a corrida. Não sei se isso é bom, mas vamos ver.... Se alguém tiver algum conhecimento sobre malhar e correr no mesmo dia e a ordem mais apropriada, por favor, manifeste-se.
Segue a planilha.