Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Era uma vez

Como está dito aí ao lado, sou uma pessoa tentando mudar meu estilo de vida por algo um pouco mais saudável. A corrida está no sangue. Meu pai sempre correu, e, até os 18 anos de idade (quando comecei a fumar), eu também corria uma média de 7 km cinco, dias por semana. Bem, a juventude acabou por me empurrar para outras atividades, rsrs, e me afastou da corrida.
No ínicio de 2009, tendo parado de fumar dois meses antes (após 15 anos de intoxicação), resolvi que um exercício aeróbico me ajudaria a largar o cigarro de vez. Comecei, acompanhado de minha esposa, a caminhar no parque que fica perto da minha casa (cerca de 5 minutos de distância) e logo estava trotando os 4,5 km do percurso maior.
No começo, senti uma dorzinha no joelho esquerdo, voltei a caminhar e depois de umas duas semanas retornei à corrida. Isso tudo durou uns seis meses. E aí, vieram as férias. Foram 30 dias de turismo, e zero dias de exercío. Na volta para casa, mais 30 dias até arrumar as coisas e retornar à vida normal.
Decidi então (dica do meu pai) fazer um trabalho de musculação para fortalecer o corpo antes de voltar a correr. Meu pai estava enfrentando um problema no joelho em função dos anos como corredor e futebol.
Obediente, me matriculei em uma academia e marquei a tal avaliação física. Como não podia montar o treino antes disso e, portanto, não podia fazer nenhuma musculação, resolvi testar minha resistência na esteira.
Bem... andei por cinco minutos (como uma espécie de aquecimento) e comecei a correr. Lá pelo 20º minuto de corrida, senti uma dorzinha na parte externa do joelho (lembra?!? pois é, a mesma). Continuei. A dor aumentou. Forcei e, finalmente, voltei a andar. Alguns minutos depois, tentei correr de novo. Mais dor. Andei. Corri de novo. Quebrei. No 25º minuto, a dor ficou demais para mim. E aí começa a saga para tentar ser um corredor amador.
Atualmente, estou com cerca de dois meses de musculação e nenhum dia de corrida. A dor ainda está lá. Bem menor é verdade, mas ainda está lá. Nos exercícios, o instrutor tem me ajudado a evitar movimentos que aumentem o problema e estamos procurando reforçar a musculatura da perna para que eu possa voltar a correr logo.
Depois de um mês e meio tentando evitar o ortopedista, resolvi visitar um. Fiz a RM (Ressonância Magnética) e vou apresentar o resultado a ele, na próxima segunda, dia 8.
No começo, pensei que o problema fosse a tal da Síndrome da Banda Iliotibial, mas de acordo com o laudo da RM é Condromalácia Patelar de grau 2. Ainda não sei bem a extensão do problema, mas o dr. Google me explicou algumas coisas, e acredito que não é motivo para operação (que era meu maior receio). De qualquer forma, tenho de esperar o veredito do médico.
É isso. No mais, vou tentar fazer desse blog um registro fiel de todas as angútias, dificuldades, vitórias e sucessos de alguém que está Maratoindo. Vou colocar também minhas avaliações na academia, planilhas de corrida (assim que conseguir começar), treino da musculação e outras coisas que parecerem importante para qualquer pessoa que está tentando fazer o mesmo.
Sou obrigado a lembrar que tudo que for postado é o que está sendo utilizado por mim e não é de forma alguma um aconselhamento a ninguém. Até porque pode estar errado, rsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário